/Batalhão de Operações Especiais – BOPE se instala em Piraquara

Batalhão de Operações Especiais – BOPE se instala em Piraquara

Piraquara agora é sede da Companhia de Polícia de Choque e do Centro de Ensino e Instrução, do Batalhão de Operações Especiais – BOPE. O grupo de elite da Polícia Militar do Paraná assumiu nesta terça-feira, dia 26 de maio, o imóvel na Rodovia João Leopoldo Jacomel, onde durante mais de 50 anos funcionou o Centro de Ensino e Instrução – CEI, do Corpo de Bombeiros. O Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, participou da solenidade de transmissão das instalações.

Com a presença do Comandante Geral da PMPR, Coronel Péricles de Matos, e o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Samuel Prestes, foi realizada a passagem da guarda do local. Como ato simbólico, foi feita a troca da bandeira do Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros pela bandeira do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná.

A instalação em Piraquara ocorreu por meio de uma permuta do imóvel entre as duas corporações, além do apoio da Prefeitura Municipal para a readequação do espaço. “Queremos agradecer o Corpo de Bombeiros que teve uma história honrosa em nosso município com o CEI, formando gerações de profissionais que cuidam da população do Paraná. Agora iniciamos um novo ciclo de parceria com o BOPE e não tenho dúvida que será uma história tão honrosa quanto”, destacou o Prefeito Marquinhos.

O Comandante Geral da PMPR, Coronel Péricles de Matos, destacou aparceria entre as instituições e a Prefeitura de Piraquara, além dos benefícios ao município com a nova unidade. “Parceria entre a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o município é fundamental para o atendimento da população. O simples trânsito de mais viaturas na cidade já ocasiona uma sensação de segurança, mas a unidade proporcionará o fortalecimento do policiamento também nos bairros”, enfatizou.

Já o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Samuel Prestes, explicou o motivo da mudança e ressaltou a importância daquele espaço para a corporação. “Com a necessidade de ampliação e modernização das instalações para a formação dos alunos do Corpo de Bombeiros, foi viabilizado um novo local para o CEI dentro da Academia de Polícia Militar do Guatupê. Porém, esse espaço não ficará apenas na lembrança das centenas de bombeiros formados aqui, mas na história institucional da corporação que serviu por mais de meio século”, destacou.

O local já está sendo utilizado, mas ainda receberá reformas e adequações pontuais para instalação completa da Companhia de Polícia de Choque e do Centro de Ensino e Instrução do BOPE.

Também participaram da cerimônia o Comandante do BOPE, Major Machado, o Comandante do Centro de Ensino e Instrução, Major Eduardo Slomp Aguiar, Comandante do 6º GB, Major Guimarães, o Comandante do BPGD, Tenente Coronel Cidreira, os secretários municipais de Planejamento e Coordenação Geral, Girlei Eduardo de Lima, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Ester Goulart Alves e Comunicação, Eduardo Furiatti.

Diretora Presidente do Jornal Classideal Mariza Sizanoski DRT: 6429/PR