/Escola de Dança possibilita a realização de sonhos

Escola de Dança possibilita a realização de sonhos

 

Com 600 alunos, o espaço disponibiliza gratuitamente aulas de balé infantil e adulto, jazz, dança do ventre, dança cigana, dança de salão e danças urbanas

“É maravilhoso você ter um lugar onde pode aprender muito e crescer dentro da dança, sem ter que se preocupar se vai ou não conseguir pagar no final do mês”. Este é o depoimento de Moisés Mikael Santos de Jesus que é aluno da Escola de Dança de Pinhais e foi neste ambiente que decidiu se profissionalizar como dançarino.

Ele é um dos 600 alunos do espaço inaugurado em setembro de 2017 e que disponibiliza gratuitamente aulas de balé infantil e adulto, jazz, dança do ventre, dança cigana, dança de salão e danças urbanas. Os participantes têm desde 7 anos de idade e, a partir disso,  não há faixa etária limite para ingressar na Escola. O prédio é anexo ao Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves, localizado no centro da cidade.

Com a estrutura, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer passou a ofertar as modalidades em um espaço próprio, com uma infraestrutura ainda melhor para a comunidade. O que representa o aprimoramento de um trabalho já realizado pela Cia de Dança de Pinhais, fundada no ano 2000. Desde então, o município tem em seu histórico importantes conquistas, títulos internacionais e bailarinos que ganham o mundo com o seu talento.

E mais do que ensinar a dançar, a Escola de Dança lida com sonhos. É fácil ouvir estes relatos: “minha filha sonha em ser bailarina”, “meu sonho é ser bailarino”, “a dança é tudo para mim”. Para o Moisés Mikael, a relação com a dança começou despretensiosamente no início de 2019, mas depois de aulas de balé, danças urbanas e dança contemporânea, tudo mudou. “Cada vez mais que eu praticava, mais eu me apaixonava pela dança, não importava a modalidade, eu queria aprender tudo, e ainda quero. E com o tempo eu decidi me profissionalizar como dançarino”, conta.

Não são somente os alunos que aprovam este projeto, os familiares relatam que ter a possibilidade de ver o filho matriculado em uma boa escola de dança é gratificante. “É um privilégio, nossa filha ama o balé desde pequena, e poder estudar num lugar tão bom, com pessoas tão comprometidas é muito gratificante. E o fato de ser gratuito é essencial pra nós, fazemos nosso melhor pra honrar esse ‘presente’ que ela ganhou cumprindo regras e horários, e ela coopera se dedicando ao máximo e não faltando às aulas”, declara Crissie M. H. Mannich, mãe da aluna Rebeca, de 12 anos e que há 5 frequenta a Escola de Dança de Pinhais.

Serviço

Diretora Presidente do Jornal Classideal Mariza Sizanoski DRT: 6429/PR