/Governo entrega obra em estrada estratégica de Piraquara

Governo entrega obra em estrada estratégica de Piraquara

A Estrada Municipal Nova Tirol, que liga o centro de Piraquara à Colônia Santa Maria e é o meio de acesso a diversos pontos turísticos do município, foi revitalizada com apoio do Governo do Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta segunda-feira (1) em Piraquara para a entrega da pavimentação. Ele também autorizou a licitação e o início das obras de asfaltamento de outras duas ruas da cidade.

A pavimentação poliédrica no trecho de seis quilômetros da Estrada Nova Tirol custou R$ 3,8 milhões. O investimento é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a Sanepar e a Prefeitura.

“É uma estrada importante, histórica e que há muito tempo precisava ser revitalizada. Essa melhoria vai potencializar o turismo na região, que é a forma mais barata de gerar empregos e renda à população”, afirmou o governador. Ele também destacou a região como fornecedora de água potável para a população da capital e região.

“Piraquara é uma cidade importante para o abastecimento de água na Região Metropolitana. Ela cresceu muito nos últimos anos, e o poder público tem que colaborar para atender esse crescimento”, disse Ratinho Junior.

O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, explicou que o pavimento utilizado na estrada permite a infiltração da água da chuva, evitando erosões e a contaminação da bacia hidrográfica. “Os paralelepípedos são uma solução inovadora, de baixo custo e evita o assoreamento da represa Piraquara II”, afirmou. “É uma obra que vai ajudar os produtores, ampliar o turismo e facilitar a vida de quem mora aqui. Uma solução decidida em conjunto com a comunidade”.

TURISMO – A revitalização beneficia cerca de 200 agricultores, potencializa as atrações turísticas naturais e históricas e o desenvolvimento econômico da região. A estrada é o principal meio de acesso a alguns atrativos de uso público e áreas naturais de Piraquara, como o Horto Municipal, Parque Trentino, Morro do Canal, Aldeia Araçaí, Reservatório Carvalho, Mirante das Águas e barragens.

Os turistas também podem conhecer a história da Colônia Imperial Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra, ou simplesmente Colônia Santa Maria, onde nasceu a cidade. “O Governo do Estado tem sido um grande parceiro. Entregamos para a comunidade a Estrada Nova Tirol pavimentada, o caminho mais antigo da cidade, e anunciamos obras em outras duas ruas importantes”, afirmou o prefeito Marcus Tesserolli.

ABASTECIMENTO – O trecho envolve 42 mil metros quadrados e é área de interesse para a Sanepar, já que Piraquara possui um manancial fundamental para o Paraná, responsável pelo abastecimento de cerca de 40% da população da Região Metropolitana de Curitiba.

O município possui 1.162 nascentes e abriga três reservatórios para abastecimento público (Iraí, Piraquara I e Piraquara II). “Por ter vários reservatórios que atendem Curitiba e Região Metropolitana, o desenvolvimento econômico de Piraquara é limitado. Ações como essa dá novos caminhos para que o município tenha uma compensação pela preservação de seus mananciais”, afirmou o presidente da Sanepar, Cláudio Stábile.

PAVIMENTAÇÃO – As obras de infraestrutura autorizadas pelo governador incluem a pavimentação asfáltica da Rua Tereza Priscin, no Guarituba, e da Rua Engenheiro José Higino da Costa, que liga a Vila Vicente Macedo à Vila Militar. Ao todo, serão investidos R$ 3,27 milhões por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios, linha de crédito operada em parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e a Fomento Paraná.

Ratinho Junior destacou o trabalho do Governo do Estado em colaborar com as estruturantes dos municípios. “A prefeitura tem feito sua parte de forma exemplar, com bom planejamento, e nós temos o compromisso de colaborar para que a expansão da infraestrutura possa ser feita o mais rápido e da melhor maneira possível”, afirmou.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; os presidentes da Comec, Gilson de Souza; e da Emater, Natalino Avance de Souza; o deputado   federal Luiz Goularte; o deputado estadual Hussein Bakri; e a prefeita de Colombo, Beti Pavin.

 

Diretora Presidente do Jornal Classideal Mariza Sizanoski DRT: 6429/PR