/Maria fumaça iluminada emocionou o público em Piraquara

Maria fumaça iluminada emocionou o público em Piraquara

A Maria Fumaça Iluminada foi recebida com festa em Piraquara na noite deste domingo, dia 02 de dezembro. Centenas de pessoas se concentraram na Rua Manoel Alves Cordeiro para acompanhar a passagem da locomotiva e assistir o espetáculo “Rumo ao Natal”. Assim como no ano passado, a atração emocionou o público e movimentou a região central da cidade. 

Nem mesmo a garoa fina desanimou a multidão que aguardou ansiosamente a Maria Fumaça. Por volta das 20h30, o apito estridente e a densa nuvem de vapor branca anunciaram a chegada da locomotiva toda iluminada. No entorno da linha férrea, famílias inteiras procuravam o melhor ângulo para registrarem o momento de encanto e emoção proporcionado pelo espetáculo.    

Realizado pelo Ministério da Cultura e pela produtora Remix Promo, o projeto é viabilizado pela Rumo com apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e da Prefeitura de Piraquara. A peça “Rumo ao Natal” resgata a história da Mogul 11 a partir do encontro de um avô com a neta. Através de encantos natalinos, os dois conseguem dar uma carona para o Papai Noel.

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, deu o suporte para montagem e organização do espetáculo. 

Uma locomotiva de 134 anos

Estrela do espetáculo, a Maria Fumaça Mogul 11 foi fabricada nos Estados Unidos em 1884. Uma das primeiras a circular na ferrovia Paranaguá-Curitiba, foi utilizada na construção da ferrovia Norte do Paraná.

O maquinário passou por um processo de restauração completo durante dez anos, a partir de uma parceria entre ABPF e Rumo.

Diretora Presidente do Jornal Classideal Mariza Sizanoski DRT: 6429/PR