/Ministério Público propõe ação contra vereador de Piraquara por improbidade administrativa

Ministério Público propõe ação contra vereador de Piraquara por improbidade administrativa

O Ministério Público do Paraná, por meio da 3ª Promotoria de Piraquara, ajuizou uma ação civil pública contra o vereador de Piraquara, Gilmar Luis Cordeiro – PSB, por ato de improbidade administrativa. O vereador é acusado de utilizar a estrutura da Câmara Municipal para a produção e confecção de material de promoção pessoal.

De acordo com a denúncia, Cordeiro extraiu milhares de fotocópias no legislativo municipal com informativos de cunho promocional pessoal. A ação contraria o Artigo 37 da Constituição Federal que proíbe a utilização da publicidade de atos administrativos para realização de promoção pessoal.

O procedimento instaurado apurou que o vereador utilizava seus assessores, em um sistema de revezamento, para solicitar diariamente fotocópias em quantidades menores para não levantar suspeitas. Ainda de acordo com o documento, em resposta a Promotoria de Justiça, ele tentou dar legalidade a sua conduta ilícita apresentando uma nota fiscal de material gráfico emitida após a Câmara Municipal ter identificado as irregularidades.

A pena para atos de improbidade administrativa prevê o ressarcimento integral do dano ao erário público, multa e até suspensão dos direitos políticos.

Histórico de irregularidades

O Vereador Gilmar Cordeiro de Lima já se envolveu em outras polêmicas durante a atual legislativa. Ele teve o seu mandato e o cargo de Presidente da Câmara Municipal cassados por possíveis irregularidades durante sua gestão a frente do legislativo municipal. Atualmente ele exerce o mandato sustentado por liminar na justiça.

Banda B entrou em contato com o vereador que ainda não se pronunciou sobre o caso.

Diretora Presidente do Jornal Classideal Mariza Sizanoski DRT: 6429/PR