/Parque das Águas de Pinhais recebe plantio de árvores adultas

Parque das Águas de Pinhais recebe plantio de árvores adultas

Com seus 10 meses de vida, o Parque das Águas de Pinhais já é o cartão postal da cidade. E isso não é por acaso, pois é um dos maiores da grande Curitiba e tem uma ampla diversidade ambiental e infraestrutura. E para proporcionar ainda mais conforto aos seus visitantes, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou, ao logo de toda quarta-feira (11), o plantio de aproximadamente 40 árvores adultas.

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, a vice-prefeita, Rosa Maria, bem como a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, acompanharam o plantio das novas moradoras do Parque. Para a prefeita, esta ação é mais uma que a administração realiza para atender ao pedido da população. “Trabalhamos dentro de um cronograma de ações e agora conseguimos realizar este plantio de árvores adultas que há tempo queríamos dar ao nosso querido Parque e para as pessoas que o frequentam. Logo as folhas dessas árvores crescerão e darão mais sombra para todos, além de, quando florirem, embelezarem ainda mais este magnífico lugar que é de todos nós”.

A secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, explica que, na época da construção do Parque, foi mantido o maior número possível de árvores, mas muitas já se encontravam mortas ou eram impróprias para a região. “Agora estamos plantando árvores com idade entre quatro e sete anos, com alturas que variam de quatro a seis metros. Estamos plantando Quaresmeiras, Ipês Amarelo e Roxo, Manacás da Serra e Palmeiras. Estas espécies foram escolhidas por serem nativas da região e pela beleza das suas flores”.

De acordo com Juliana Zanetti Ribeiro, do Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental (Depla), para auxiliar no enraizamento das novas árvores, foi colocado, junto com a terra, subtrato especial para plantas, turfa (massa de tecido de várias plantas usada como fertilizante) e hidrogel – componente que mantém a unidade do solo. As árvores plantadas possuem oito centímetros de Diâmetro de Altura do Peito (DAP), tamanho ideal para esse tipo de plantio. Além do Depla, também participaram do mutirão de plantio de árvores adultas no Parque os Departamentos de Bosques, Parques e Praças (Depar) e de Limpeza Urbana e Gestão de Resíduos (Deger), além do apoio da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Pinhais.

Com natureza exuberante, o Parque das Águas de Pinhais já é referência em várias áreas, entre elas a sustentabilidade, ao utilizar postes que acumulam energia solar e o iluminam a noite sem nenhum custo, trazendo mais economia aos cofres do município além dos benefícios ambientais. O local conta com pista de caminhada e ciclovias, academia ao ar livre, praças temáticas, parquinho, bicicletário, sanitários, pontes, bancos, pergolados, portal em madeira, mirante, estacionamento interno e uma área alternativa para parada de veículos na área externa. No espaço há praça de alimentação – que funciona aos sábados, domingos e feriados e conta com foodtrucks e vendedores ambulantes com comércio de alimentos e bebidas, além de um ponto fixo da Defesa Civil de Pinhais e o constante monitoramento da Guarda Municipal.

Diretora Presidente do Jornal Classideal Mariza Sizanoski DRT: 6429/PR