/Teatro Municipal é inaugurado e traz mais cultura para Piraquara

Teatro Municipal é inaugurado e traz mais cultura para Piraquara

Na última sexta o Teatro foi inaugurado como uma nova opção para a população

No dia 1º de abri foi inaugurado o Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, um espaço adequado e feito especialmente para incentivar o desenvolvimento e a valorização da cultura local, trazendo mais oportunidade à população.

O novo espaço pode receber eventos culturais e é uma chance para os artistas locais mostrarem seu talento. A população pode agora conhecer mais seus artistas. Para o prefeito Marcus Maurício de Souza Tesserolli, é uma oportunidade e a valorização dos piraquarenses. “Piraquara é uma cidade que sempre teve cultura.

Nas décadas de 30, 40, 50, a cidade era muito longe de Curitiba e com isso as atividades culturais aconteciam aqui mesmo, mas com o tempo isso foi mudando. Por isso a inauguração desse Teatro é um resgate da história, inclusive com a homenagem a uma das pessoas que naquela época fazia com que a cultura acontecesse aqui”, diz.

Ele fala também da valorização da cultura: “nós temos uma cidade em pleno desenvolvimento, com diversas obras e novos equipamentos em inauguração, e este é um teatro que deve receber as atividades voltadas à cultura, música, artes, cinema, enfim, para que todas as atividades culturais estejam próximas do cidadão piraquarense, valorizando os artistas locais”, diz o prefeito Marquinhos.

Em um belo evento de inauguração, compareceram autoridades municipais, do Estado, e representantes de diversas instituições. O prefeito, durante sua fala, contou a história do projeto do Teatro e descreveu como uma conquista. A obra foi feita com recursos do Ministério da Cultura, através de emenda do então deputado federal Marcelo Almeida.

A família de Heloína Ribeiro de Souza, que deu nome ao Teatro, esteve presente e recebeu uma homenagem por sua contribuição para o fomento da cultura em Piraqurara, em um momento de emoção.

Albino José de Souza Filho, o primogênito, representou a família, recebendo uma placa de agradecimento das mãos do prefeito. Albino fala que sua mãe “sempre teve uma veia artística, sempre estava muito interessada em música, piano e canto, fez o curso na Belas Artes em Curitiba e começou a organizar os primeiros festivais e eventos envolvendo corais, balé e teatro em Piraquara com as pessoas da cidade mesmo, até no cinema, que hoje não existe mais.

Em um antigo clube no final de ano ela fazia festas beneficentes para ajudar as pessoas carentes e toda a família tinha que participar. Ela também sempre gostou muito de ensinar, principalmente piano e canto. Minha mãe foi uma das pioneiras no aspecto artístico e cultural da cidade”, declara Adélia Maria Woellner, poetisa piraquarense, falou representando os artistas da cidade. Para ela, não havia “um espaço adequado para apresentações em Piraquara, este era um ressentimento que eu tinha de não conseguir convencer os prefeitos a ousarem construir um teatro”. Adélia conta que quando o prefeito Marquinhos assumiu, foi até ele com uma lista de sugestões, e uma delas era a construção de um Teatro, no terreno do estacionamento da Prefeitura, “porque as pessoas aqui precisavam que tivéssemos um lugar para trazer apresentações.

Então ele disse que isso já era um projeto de sua gestão e que seria no Parque das Águas, um lugar muito apropriado para este espaço”, diz. “Velo este Teatro como um filho que deve ser alimentado com o alimento da cultura, o alimento da educação, o alimento das boas normas de convivência, então temos que aplaudir este espaço e esta oportunidade para a população piraquarense”, finaliza a poetisa.

Ao final da cerimônia de inauguração aconteceu o descerramento da placa simbolizando a abertura do Teatro, com a participação do prefeito e do vice, primeira dama, vereadores e familiares de Heloína. Os presentes tiveram ainda a oportunidade de assistir um vídeo sobre a construção do teatro e um clipe com belas paisagens de Piraquara. Para encerrar o evento, o Grupo Seresta Urbana, de Curitiba, fez a primeira apresentação no novo Teatro, encantando a platéia com belas músicas.

O novo Teatro já conta com uma programação, que iniciou domingo, dia 03, com o auditório lotado. Confira o que acontece nos próximos dias.

Segunda (04/04)

19h:Coral da Melhor Idade e Coral Mananciais da Serra

Sexta (08/04)

19h: Orquestra de Violão da SMCEL, Flávia Velozo, Melissa Torquato, Rodolfo e Luan, Fernanda Andrade

Sábado (09/04)

17h: I Mostra de Dança de Piraquara

Segunda (11/04)

15h: Apresentação do grupo de dança do Teatro Guaíra, com o espetáculo Olimpo

A entrada é gratuita e a lotação máxima é de 135 lugares.

Fotos-Bruno Oliveira

Diretora Presidente do Jornal Classideal Mariza Sizanoski DRT: 6429/PR