/Agentes penitenciários exigem força-tarefa para evitar surto de sarna em Casa de Custódia

Agentes penitenciários exigem força-tarefa para evitar surto de sarna em Casa de Custódia

Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) pediu, nesta quarta-feira (13), que o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) providencie uma força-tarefa de saúde para conter a possibilidade de proliferação de sarna na Casa de Custódia de Piraquara (CCP). No ofício, o Sindicato propõe que a Secretaria Estadual de Saúde seja acionada.

Na segunda-feira (11), a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) iniciou um processo de transferência de presos para a unidade, após a Vigilância Sanitária de São José dos Pinhais ter interditado a maior delegacia da cidade em decorrência de surto da doença no local. Foram transferidos para a CCP 52 presos com sarna, que ficaram isolados em sete contêineres, onde já estavam outros 16 presos com ouros problemas de pele.

De acordo com o sindicato, apesar do isolamento, a chance de contaminação para os agentes penitenciários é enorme, já que apenas uma enfermeira trabalha no local e um médico cumpre plantão uma vez por semana. Na CCP trabalham cerca de 100 agentes, divididos em três equipes. O contingente que realiza a movimentação dos presos isolados é o mesmo que faz a movimentação dos outros 1,5 mil detentos que já estavam na prisão.

“Quando os presos chegaram, foi dada medicação aos agentes, mas esse remédio não tem ação imediata. O risco de contaminação dos trabalhadores é real e eles, além de contaminarem outros presos, podem contaminar suas famílias em casa”, disse o dirigente sindical Rodrigo Fontoura, que esteve na CCP.

A doença

A sarna humana é uma doença de pele, chamada também de escabiose, causada por ácaro que infecta a pele e provoca sintomas como coceira intensa e vermelhidão. A doença é facilmente transmitida entre pessoas que partilham roupas, lençóis ou toalhas, sendo, por isso, recomendado evitar o contato direto com a pele da pessoa infectada ou com suas roupas, pelo menos até ao final do tratamento.

O Departamento Penitenciário informa que todas as providências necessárias já foram adotadas. 

Todos os presos transferidos da Delegacia de São José dos Pinhais para a Casa de Custódia de Piraquara (CCP) foram isolados do restante da massa carcerária, receberam atendimento médico e são acompanhados diariamente pela equipe de saúde da unidade prisional. Ainda, todos os agentes penitenciários lotados na Casa de Custódia, assim como os demais presos, receberam medicação preventiva. 

Diretora Presidente do Jornal Classideal Mariza Sizanoski DRT: 6429/PR