/Envolvidos no crime de Daniel têm liminar de soltura negada pela Justiça

Envolvidos no crime de Daniel têm liminar de soltura negada pela Justiça

O Tribunal de Justiça negou uma liminar de soltura de dois envolvidos no crime contra o jogador Daniel Correa Freitas, 24 anos, em outubro do ano passado. Ygor King, de 19 anos, e David Willian Vollero Silva, de 18 anos, terão de aguardar um pedido de habeas corpus programado para análise no mês que vem. Ambos participaram das agressões contra o jogador, na casa de Edison Brittes, em São José dos Pinhais, e estavam juntos, no banco de trás do Veloster, na ida à Colônia do Vinho, onde ocorreu o assassinato.

O advogado dos jovens, Rodrigo Faucz Pereira e Silva, afirma que é de praxe pedir liminar em caso de prisão e que o pedido oficial de habeas corpus ainda será analisado. “Tínhamos consciência de que essa liminar não seria concedida, mesmo. É um caso de grande repercussão, bastante rumoroso. Mas o habeas corpus mesmo será julgado ou na próxima sessão na próxima semana ou ainda na outra. O que foi negado, por enquanto, foi a liminar”, explicou.

Para o advogado, o principal argumento é que ambos não participaram efetivamente do homicídio. “Na própria palavra de todos, eles participaram das lesões e não da morte. Ele mesmo fala e todas as testemunhas. Eles foram presos em uma fundamentação relacionada ao Edson. É bastante clara para a defesa que é preciso fazer essa distinção”,

Silva não nega que houve erros por parte dos jovens, mas que sejam punidos de acordo com o que fizeram. “Que sejam responsabilizados na medida de sua responsabilidade. No Direito Penal é bastante claro. Ninguém deve ser julgado por aquilo que não cometeu”, completou.

Segundo o advogado da dupla, há uma testemunha que afirmou em depoimentos que, logo após o crime, Edison reuniu as pessoas da casa e fez uma declaração importante. “Ele disse que Ygor e David eram frouxos porque não aguentaram nem chegar lá”, finalizou.

O habeas corpus deverá ser colocado em pauta pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça até o início do mês de fevereiro.

O caso

Daniel foi encontrado morto na manhã de 27 de outubro, na zona rural de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Ex meia de Coritiba e São Paulo, ele atualmente atuava no São Bento, time da série B do Campeonato Brasileiro. De acordo com a polícia, ele estava em uma festa na casa da família Brittes e morreu após enviar fotos de Cristiana para um grupo de amigos no WhatsApp.

Diretora Presidente do Jornal Classideal Mariza Sizanoski DRT: 6429/PR