/Solenidade marca os 165 anos de Emancipação Política de São José dos Pinhais

Solenidade marca os 165 anos de Emancipação Política de São José dos Pinhais

A Prefeitura de São José dos Pinhais realizou na manhã de sexta-feira (5) uma solenidade em comemoração aos 165 da Emancipação Política de São José dos Pinhais, em evento que contou com a presença de autoridades civis, políticas e militares, e que aconteceu no Paço Municipal, com a participação inédita da Banda da Polícia Militar do Paraná.

O prefeito Toninho Fenelon ressaltou que comemorar o aniversário da emancipação política é lembrar de todos que participaram da construção do município. “Muitas pessoas ainda que, de maneira anônima, fazem parte da história do nosso município. Uma história que está em constante construção, por isso agradeço a todos os presentes, e hoje em especial aos servidores municipais, que nos ajudam a construir a história da cidade junto à Prefeitura”, disse o prefeito.

Em nome do Poder Legislativo, o vereador Silvio Santo ressaltou a data em memória de todos os são-joseenses. “Se hoje somos um município desenvolvido, foi pelo trabalho de todos, um trabalho que nunca acaba e está em constante busca por uma cidade mais desenvolvida e melhor”, disse o vereador destacando o programa SJProspera, que reúne as forças políticas e a sociedade civil organizada em prol do desenvolvimento da cidade. “Pensando no futuro estamos iniciando mais um momento da nossa história”.

Também estiveram presentes os vereadores Alex Purkote, Tico Setnasrki, Pastor Gilmar, Abílio Alves, Elcio do Bolinho, Luiz Paulo e Fátima de Lima; os secretários municipais de Assistência Social Sônia Arruda; de Agricultura Arnardo Woitch; de Administração e Recursos Humanos Carlos Pereira; de Compras e Licitações Paulo Magnuskey; de Urbanismo Adão Cetenarski Neto; de Governo Augustinho Michalizen; de Comunicação Claudio Alves; em exercício na Planejamento e Desenvolvimento Econômico e representando o deputado Leopoldo Meyer, Luiz Keppen; o diretor-presidente do Prev São José Fabrício Tambolo; o pároco da Catedral Padre Aleixo; o representante do Conselho de Pastores, Pastor Samuel; o representante da 1º Cia da Polícia Militar Sargento Santos; integrantes da Guarda Municipal e representantes das demais secretarias.

165 anos de Emancipação

Na data de 16 de julho de 1852, o vice-presidente da Província de São Paulo, Hypolito José de Souza, sancionou a Lei n.º 10 de 1852 que elevava à categoria de Vila (Município) a Freguesia de São José dos Pinhais – nesta época a região pertencia à Vila de Curitiba. Também ficou determinado que a data de votação dos sete vereadores que comporiam a Câmara Municipal, seria no primeiro domingo de outubro daquele ano. Meses depois, em 8 de janeiro de 1853, há 165 anos, era instaurada a Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

Fotos: Paulo Szostak/PMSJP

Diretora Presidente do Jornal Classideal Mariza Sizanoski DRT: 6429/PR